Prefeitura de Inhumas leva saúde até os bairros através do projeto Saúde em Movimento

0
1169

A Prefeitura de Inhumas por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza desde 2017 o projeto Saúde em Movimento que tem por objetivo levar os procedimentos que são prestados através da Atenção Básica pelas Unidades Básicas de Saúde (vacinas, testes rápidos, consultas e procedimentos odontológicos, consulta oftalmológica, consulta médica, prevenção, USG e USG Obstétrica), até os bairros, visando um atendimento e oferta de saúde, mais próxima da população.

No ano de 2018, quase 4 mil procedimentos foram realizados nos bairros de Inhumas e neste ano, a Secretaria de Saúde realizou o primeiro Mutirão Saúde em Movimento para os moradores dos setores Ana Brandão, Vila Heitor, Tereza Lima, Setor Paraíso e Corredor. Além dos serviços oferecidos pelas UBS’s, este Mutirão contou durante todo o dia com consultórios móveis para atendimento com clínico geral, atendimentos com nutricionista, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, consulta odontológica, testes de glicemia e de detecção de sífilis, hepatites B e C, aferição da pressão arterial, atualização do cartão de vacina, coleta citopatológica, ações voltadas à prevenção da dengue, zika, chikungunya e muito mais.
Estiveram presentes no Mutirão o prefeito Dr. João Antônio, a Secretária de Saúde, Drª Patrícia Palmeira, a Diretora Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, Drª Fabianne Leão, vereadores e diversos servidores da Secretaria.

De acordo com o prefeito, Dr. João Antônio, o Mutirão foi idealizado para atender a demanda da população e acelerar o processo de atendimentos. “Sabemos que muita gente trabalha e as vezes não sobra tempo para cuidar da saúde, por isso pensamos em realizar os Mutirões e oferecer tudo que a Atenção Básica permite. Já temos duas UBS’s que atendem até às 00h00, e agora conseguimos levar a saúde até os bairros, bem próximo ao cidadão, e também nas Escolas e nas Empresas, o projeto Saúde em Movimento abrange
tudo isso”, explicou.

Outros Programas:

Além dos Mutirões, a Prefeitura realiza os seguintes programa por meio do Projeto Saúde em Movimento:
Saúde nas Empresas - que já atendeu 5 empresas do município e tem o objetivo de levar aos colaboradores um trailer com consultório médico para ofertar serviços de consulta médica com médico clínico, profissionais de enfermagem para realizar coleta de exames para prevenção, atualização do cartão vacinal e testes rápidos de sífilis, hepatite B e C, HIV.
Sorriso nas Escolas: Cárie Zero – que já ofertou mais de 1600 procedimentos, e tem como objetivo levar um consultório odontológico móvel à todas as Escolas e Creches municipais e ofertar tratamento a todos os alunos de Inhumas.

Ações em pontos estratégicos de Inhumas no ano de 2019:

A Prefeitura de Inhumas através da equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã do último sábado (23), testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites na Vila Mutirão, Praça Belarmino Essado, Praça do setor Teodoro Alves e setor Santa Bárbara. O objetivo foi de alertar a população sobre tais doenças e da importância do tratamento adequado.
Ao todo foram realizados 120 exames.

A Prefeitura de Inhumas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, alunos do Colégio Centro de Educação Profissional Irmã Dulce (CEPIDU) e SAMU, realizaram na tarde de ontem (18), no Lago Municipal Lúzio de Freitas, o Movimento Blitz Saúde, que proporcionou à população que se exercitava no local, uma equipe de enfermeiros para realização de atendimentos como teste de glicemia e aferição de pressão arterial.