Porque e qual o propósito de utilizar um certificado SSL?

Porque e qual o propósito de utilizar um certificado SSL?

O SSL é a espinha dorsal de uma internet segura e protege as suas informações confidenciais à medida que viaja através das redes de computadores do mundo. O SSL é essencial para proteger seu site, mesmo que ele não manipule informações confidenciais como cartões de crédito. Ele fornece privacidade, segurança e integridade de dados para seus sites e informações pessoais de seus usuários.

O SSL Criptografa Informações Confidenciais

A principal razão pela qual o SSL é usado é para manter informações confidenciais enviadas através da internet criptografadas para que apenas o destinatário pretendido possa entendê-la. Isso é importante porque as informações enviadas pela internet são passadas de computador para computador até chegar ao servidor de destino. Qualquer computador entre você e o servidor pode ver seus números de cartão de crédito, nomes de usuários, senhas e outras informações confidenciais se nada disso estiver criptografado com um certificado SSL. Quando um certificado SSL é usado, as informações se tornam ilegíveis para todos, exceto para o servidor para o qual você está enviando as informações. Isso protege as informações de hackers e ladrões de identidade.

autentica_one1

SSL Fornece Autenticação

Além da criptografia, um certificado SSL adequado também fornece autenticação. Isso significa que você pode ter certeza que você está enviando informações para o servidor certo e não para um impostor tentando roubar suas informações. Por que isso é importante? Significa que seus clientes muitas vezes estarão enviando informações através de vários computadores. Qualquer um desses computadores pode fingir ser seu site e enganar seus usuários em enviar-lhes informações pessoais. Só é possível evitar isso usando uma infra-estrutura de chave pública (PKI) apropriada e obtendo um certificado SSL de um provedor de SSL confiável.

Por que os provedores SSL são importantes? Os provedores SSL confiáveis só emitirão um certificado SSL para uma empresa verificada que tenha passado por várias verificações de identidade. Certos tipos de certificados SSL, como EV SSL Certificates, exigem mais validação do que outros. Como você sabe se um provedor SSL é confiável? Você pode usar um assistente de SSL para comparar fornecedores de SSL incluídos na maioria dos navegadores web. Os fabricantes de navegadores web verificam se os provedores SSL estão seguindo práticas específicas e foram auditados por terceiros usando um padrão como o da WebTrust.

SSL Transmite Confiança

Os navegadores web fornecem pistas visuais, como um ícone de bloqueio ou uma barra verde, para garantir que os visitantes saibam quando sua conexão está protegida. Isso significa que eles vão confiar em seu site mais quando virem essas dicas e serão mais propensos a comprar de você. Fornecedores SSL também lhe darão um selo de confiança que instila mais confiança em seus clientes.

one1_ssl

O HTTPS também protege contra ataques de phishing. Um e-mail de phishing é um e-mail enviado por um criminoso que tenta imitar o seu site. O e-mail geralmente inclui um link para seu próprio site ou usa um ataque man-in-the-middle para usar seu próprio nome de domínio. Por ser muito difícil para esses criminosos receber um certificado SSL adequado, eles não serão capazes de perfeitamente personificar seu site. Isso significa que os usuários terão menos probabilidade de cair em um ataque de phishing porque estarão procurando os indicadores de confiança em seu navegador, como uma barra de endereços verde, e eles não verão nada disso.

Desvantagens do certificado SSL

Com tantas vantagens, por que alguém não usaria SSL? Existem desvantagens no uso de certificados SSL? O custo é uma desvantagem óbvia. Os provedores de SSL precisam configurar uma infra-estrutura confiável e validar sua identidade para que haja um custo envolvido. Isso tem sido atenuado pelo aumento da concorrência na indústria e a introdução de mais fornecedores como por exemplo a 1&1. Desempenho é outra desvantagem para o SSL. Como as informações enviadas têm de ser criptografadas pelo servidor, são necessários mais recursos do servidor do que se as informações não fossem criptografadas. A diferença de desempenho é apenas perceptível para sites com um número muito grande de visitantes e pode ser minimizada com um hardware especial em tais casos.

No geral, as desvantagens de usar SSL são poucas e as vantagens superam largamente elas. É fundamental que você use corretamente o SSL em todos os sites. O uso adequado de certificados SSL ajudará a proteger seus clientes, ajudará a protegê-lo e ajudará a conquistar a confiança de seus clientes e a vender mais.

por Roberval Santos

Comentários

Comentários