Pólo de Confecção de Inhumas, uma proposta de sucesso.

0
106

     A Prefeitura Municipal de  Inhumas, conhecedora das  necessidades do município na geração de trabalho e renda, e  entendendo a vocação do setor de  confecção, contratou a  empresa de  consultoria Pólos e Clusters Ltda. Esta  empresa é especializada na implantação de Pólos Industriais, e elaboração de estudos de logística, com vistas ao desenvolvimento de um Pólo de Vestuário em Inhumas. Para isso foi elaborado um diagnóstico em sessenta indústrias de vestuário, prestadores de serviços, fornecedores, clientes, dentre outras.
     Detectou-se a existência de mais de cem empresas, de micro e pequeno porte, com aproximadamente 1100 máquinas de costura, gerando 1000 postos de trabalho, com uma média de produção mensal em torno de 300 mil peças.

     Em seguida a Pólos e Clusters Ltda. elaborou um Plano de Negócios, para lastrear e orientar a implantação do Pólo, com o objetivo de se gerar milhares de novos empregos, absorvendo a mão-de-obra com o seguinte perfil: faixa etária entre 17 e 45 anos, de ambos os sexos, de escolaridade básica a superior.    

Nasceu então uma proposta conceitual de Pólo de Vestuário diferenciada, onde o associativismo e o cooperativismo é a filosofia e a produção seguira um modelo de empresas em rede. A parte física será composta de 54 unidades fabris, com 300 metros de área útil, gerando 50 novos postos de trabalho cada, num total de 2000 postos de trabalho por turno de 6 horas. Ainda, dois galpões de aproximadamente mil metros cada, onde funcionará um centro de excelência administrativa e uma central de recepção e corte da matéria prima e a expedição dos produtos elaborados.

Num prazo de quatro anos, no máximo, o empreendimento contará com 2500 máquinas em operação. A logística contempla as micro e pequenas empresas e a exportação é a meta.

Principais objetivos:

1 - Reestruturação Setorial:

a) Fortalecer a competitividade de micro e pequenas empresas locais;

b) Apoiar a constituição e o desenvolvimento do Pólo de Vestuário de Inhumas.

2 - Modernização Produtiva:

a) Modernização de técnicas organizacionais;

b) Modernização tecnológica (Ex. CAD, CAM).

3 - Fatores sistêmicos:

a) reduzir a informalidade do setor;

b) implantar programas de formação profissional;

c) preparar as indústrias para a competitividade no mercado nacional e internacional.

Para viabilizar esta proposta exclusiva e inovadora foram sensibilizados diversos atores do Estado de Goiás, a saber: PREFEITURA MUNICIPAL DE INHUMAS, ASSOCIAÇÃO DO POLO DE VESTUÁRIO DE INHUMAS, FIEG, SEBRAE, SIC, BANCO DO BRASIL, AGICON, INSTITUIÇÕES DE ENSINO, FORNECEDORES, etc.

Conforme Cronograma de Implantação, já estão sendo implementadas diversas ações.

Inicio da Síntese das ações desenvolvidas até o momento:

 

01) -PREFEITURA MUNICIPAL DE INHUMAS: Diagnóstico Setorial, Plano de Negócios, doação da área com toda a infra - estrutura.e busca de novos parceiros:

02) -ASSOCIAÇÃO DO POLO DE VESTUÁRIO DE INHUMAS; Gestora do Pólo.

03) - FIEG. Apoio logístico e estudos para implantação de escolas profissionalizantes:

04) - SEBRAE; Formação profissional com cursos e palestras:

05) - SIC Estudos para a adoção de um regime especial de faturamento, benefícios fiscais: e apoio logístico.

06) - AGICON representatividade de classe.

07) -BANCO DO BRASIL: Linha de financiamento especial para este modelo de Desenvolvimento Regional Sustentado (DRS):

08) - CONSTRUÇÃO CÍVIL; Início da concorrência.

09) - FORNECEDORES; Propostas de parcerias e prospecção de fábricas de máquinas e equipamentos, etiquetas, botões, linha, acessórios, e outras, a serem implantadas em Inhumas.

10)-LAVANDERIAS INDUSTRIAIS duas de médio porte anexas ao Pólo.

Graças à visão empreendedora da Prefeitura Municipal, ao dinamismo e otimismo dos empresários, ao incondicional apoio das Instituições Parceiras e o forte empenho do Banco do Brasil, o PÓLO DE VESTUÁRIO DE INHUMAS e entorno já é uma realidade. 

Maiores informações:

Secretaria Municipal de Indústria e Comércio

Prefeitura Mul. sala 09