DestaquesSaúde

Incrível: novo adesivo é capaz de emagrecer e combater a obesidade

Para auxiliar a combater a obesidade, cientistas desenvolvem adesivo que transforma a nossa gordura em energia, causando, assim, o emagrecimento.

Sendo desenvolvida por cientistas da Nanyang Technological University (NTU) de Singapura, na Ásia, a novidade promete reduzir o índice de obesidade no mundo.

Funcionamento do adesivo

Se utilizando de centenas de micro-agulhas, o adesivo é colocado diretamente na pele por cerca de apenas dois minutos. Com isto, dois tipos de medicamentos podem ser inseridos: o agonista do receptor adrenérgico Beta-3 ou a triiodotironina do hormônio tireoidiano T3.

brown vs white - Incrível: novo adesivo é capaz de emagrecer e combater a obesidade

Comparação mostra diferença entre os dois tipos de células de gordura. A célula de gordura branca possui quase todo o espaço ocupado por gordura.

Essas micro-agulhas se soltam e se “dissolvem” na gordura branca localizada abaixo de nossa pele. Ao fazer isso, a gordura branca se transforma em gordura marrom, que auxilia na queima de calorias.

Logo, o cerne do tratamento é essa troca benéfica para o corpo, já que trocamos um tipo de gordura ruim por um tipo bom.

Período de testes

Como é de se imaginar, o adesivo está sendo testado em ratos de laboratório e, por enquanto, os resultados são bem positivos. Em apenas quatro semanas, os roedores foram capazes de apresentar um emagrecimento de mais de 30%.

E não para por aí. Eles também apresentaram níveis mais baixos de colesterol e ácidos graxos, quando comparados a ratinhos que não passaram pelo mesmo tratamento.

rato laboratorio - Incrível: novo adesivo é capaz de emagrecer e combater a obesidade

Ratos são sempre os primeiros alvos de vários tratamentos.

“Esses dados devem encorajar os estudos clínicos de Fase I em seres humanos para traduzirem esses achados científicos básicos, com esperança de que [os adesivos] possam ser desenvolvidos em uma modalidade econômica estabelecida para a prevenção ou tratamento da obesidade em um futuro próximo”, comentou Melvin Leow, professor da Escola de Medicina Lee Kong Chian.

Apesar dos resultados surpreendentes, o tratamento não deverá pesar no seu bolso. O custo material estimado para um protótipo do adesivo foi de apenas US$ 3,50.

Composto por não só o agonista do receptor adrenérgico Beta-3, o adesivo também virá com ácido hialurônico. Este último é encontrado em nosso corpo e é utilizado comumente em hidratantes corporais.

A maior inimiga dos adesivos

who logo1 - Incrível: novo adesivo é capaz de emagrecer e combater a obesidade

A OMS reconhece a obesidade como um problema grave.

Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1,9 bilhões de adultos do mundo inteiro possuíam sobrepeso em 2016. Desse número, 650 milhões são, de fato, obesos.

Não é novidade que a obesidade é um problema mundial sério. Em entrevista a revista Small Methods, os professores Chen Peng e Xu Chenjie comentam mais sobre o assunto.

“Com as micro-agulhas embutidas na pele dos camundongos, as gorduras circundantes começaram a dourar em cinco dias. Isso ajudou a aumentar o gasto de energia dos camundongos, levando a uma redução no ganho de gordura corporal”, comenta Xu Chenjie.

159401 web - Incrível: novo adesivo é capaz de emagrecer e combater a obesidade

Professor Chen Peng (esquerda) e professor Xu Chenjie (direita) demonstrando os adesivos.

Segundo os professores, o tratamento para emagrecer seria mais viável do que cirurgias ou medicamentos orais. Sem muitos efeitos colaterais, o adesivo seria mais um passo para combater a obesidade no mundo inteiro.

Fonte: NTU e Saber Viver Mais
Via Showmetech

Mostrar mais

Posts relacionados

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker