Motoristas de veículos com câmbio automático podem ganhar CNH específica

Proposta prevê mudança nos exames de direção e os candidatos poderão ser habilitados a dirigir apenas carros automáticos

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou proposta que permite aos motoristas tirar carteira nacional de habilitação (CNH) para guiar apenas veículos automáticos.

A proposta do deputado Hugo Leal (PSB-RJ) é um substitutivo à proposta da deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), que originalmente criava uma habilitação específica para motos com câmbio automático.

No texto da proposta, há contemplação não apenas para motos e carros, mas também ônibus, microônibus e caminhões equipados com esse tipo de transmissão – que dispensa o pedal de embreagem.

Caso a proposta seja aprovada, quem optar por ser habilitado para esse tipo de veículo fica proibido de guiar modelos equipados com transmissão mecânica. Isso será considerado infração gravíssima, com multa e retenção do veículo.

Agora a proposta vai passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, na qual ainda não tem data para ser votada, antes de seguir para a votação no plenário.

fonte: Jornal do Carro

Comentários

Comentários