Motoristas do estado de São Paulo já podem emitir a CNH Digital
BrasilDestaques

Motoristas de São Paulo já podem emitir a CNH Digital

A partir desta quinta-feira (22), os motoristas do estado de São Paulo já podem começar a emitir a versão digital da sua carteira de habilitação, a CNH Digital. Cerca de 4 milhões e meio de pessoas já contam com o documento com o QR-Code que começaram a ser emitidos ainda em maio do ano passado e podem fazer o cadastro direto no site do Detran. Mas você sabe como é o processo?

Eu posso solicitar a minha CNH Digital?

Antes de fazer a solicitação do documento digital é preciso primeiro ter a versão impressa da CNH que conta com o QR Code no fundo. Essa segunda via começou a ser emitida em maio de 2017 e pode ser solicitada no Detran do seu estado.

O que fazer para solicitar a CNH DIigital?

Primeiro é preciso verificar a disponibilidade em seu estado. Até o momento o serviço está disponível em 20 deles: Acre, Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Segundo, é preciso ir no site do Denatran e realizar o cadastro. Para quem não conta com um Certificado Digital será necessário finalizar esse cadastro pessoalmente em um local de atendimento do Detran. Já quem possui o Certificado é possível finalizar tudo direto do site sem precisar sair de casa.

É imprescindível ter o Certificado Digital?

Não, ele vem apenas como uma opção para que todo o processo seja mais rápido. Para ter esse Certificado é preciso realizar um investimento para tal, mas algumas opções são em conta, como por exemplo Certificado Digital e-CPF que é adquirido por menos de R$1,00 por dia na Certisign. A vantagem é poder realizar outros procedimentos no conforto de casa e não ter que se descolar, enfrentar trânsito e filas para fazer isso pessoalmente.

Eu vou pagar para solicitar a minha CNH Digital?

De acordo com o Portal de Serviços do Denatran, a cobrança de possíveis taxas para a emissão da versão eletrônica depende do Detran de cada estado, não é fixa. Então a dica é entrar em contato para saber se ela existe e o seu valor.

Mas essa versão digital é segura mesmo?

Sim, para quem ainda tem dúvidas não precisa se preocupar com a segurança do documento. Ele é assinado digitalmente por um Certificado Digital ICP-Brasil do Detran e tem todos os elementos de segurança que a versão impressa tem. Os dados são seguros tanto pelo Certificado para quem tem quanto pela identificação presencial do dono da carteira em postos do Detran.

Via Showmetech

Mostrar mais

Posts relacionados

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker