Goiás

Governo de Goiás prepara equipes para ampliação da Educação Integral

Formação para 700 professores da rede estadual é realizada em Pirenópolis até esta quinta-feira, 25

Governo de Goiás prepara equipes para ampliação da Educação Integral:
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), promove, até esta quinta-feira, 25/1, em Pirenópolis, uma formação com o tema “Educação Integral em Tempo Integral”. O evento, que teve início no domingo, 21/1, atenderá 700 professores da rede estadual.

O encontro é realizado na Pousada dos Pirineus e reúne educadores de 29 escolas do Ensino Fundamental e Médio de 23 municípios goianos. Os participantes foram separados em dois grupos de 350 pessoas cada um para otimizar o uso do espaço.

A coordenadora da equipe de implantação das escolas de ensino médio em tempo integral da Seduce, Silvone Melchior, explica que esta é uma formação com caráter inicial. “Nesse momento, toda a equipe de Educação Integral em Período Integral trabalhará temas gerais aqui e, posteriormente, as equipes de formação e aprofundamento vão desenvolver os tópicos de maneira mais detalhada com grupos específicos”.

A formação visa capacitar as equipes escolares a respeito dos modelos de gestão e pedagógico que norteiam a proposta de expansão da educação integral da Seduce.

O evento conta com a parceria do Instituto Ayrton Senna (IAS), que também promoveu a palestra ‘Princípios da Educação Integral em Tempo Integral e o Desenvolvimento de Competências Socioemocionais, ministrada pelos membros do IAS Bartholomeu Eneias Gomes da Silva e Juliana Frizzoni Candian.

A Seduce já promoveu, em 2017, outros seminários sobre a Educação Integral em Período Integral para a equipe gestora da pasta.

Expansão

O tempo integral em escolas de Ensino Médio começou a ser adotado em Goiás em 2013, quando 15 escolas se adequaram a esse modelo. No ano seguinte, foram sete unidades que ampliaram as horas dentro dos muros escolares. Essas 22 unidades de Ensino Médio passaram por um momento de consolidação até 2016, quando o Ministério da Educação lançou a Política de Fomento à Escola em Tempo Integral, que visa injetar até 2020, R$ 1,5 bilhão na implementação do modelo de escola em tempo integral.

A abertura das novas escolas ligadas à Seduce Goiás integra um programa de fomento na modalidade em tempo integral, anunciado no segundo semestre do ano passado pelo governo federal. O projeto de alterar a carga horária mínima anual de 800 para 1.400 horas, como é proposto, está na Medida Provisória de Reforma do Ensino Médio.

Em 2017, o período integral foi expandido para mais 27 unidades, sendo que seis delas já eram integrais e passaram a contar com o fomento do MEC. Em 2018, mais 15 escolas entraram na lista de unidades de tempo integral em janeiro, totalizando 56 escolas de tempo integral no Ensino Médio em funcionamento.

No Ensino Fundamental, de 2006 a 2016, foram 137 escolas inseridas nesse modelo. Em 2018, outras 15 unidades passarão a adotar o período integral, fechando o ano com 152 escolas.

fonte Seduce

Mostrar mais

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker