Goiás passa a receber alertas da Defesa Civil de desastres naturais por SMS
Goiás

Goiás passa a receber alertas da Defesa Civil de desastres naturais por SMS

Goiás passa a receber alertas da Defesa Civil
Goiás passa a receber alertas da Defesa Civil

Goiás passa a receber alertas da Defesa Civil, a partir desta segunda-feira, dia 15, avisos por SMS em caso de desastres naturais. É a quarta fase de implantação do serviço, que está em funcionamento nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

O Serviço de Alertas por SMS é coordenado pelo Ministério da Integração, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel. É gratuito e tem como objetivo orientar a população quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

A mensagem de cadastro começa a ser enviada a partir do dia 15 de janeiro, para todos os telefones celulares ativos: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”. Ao responder indicando o CEP, o celular do usuário já está apto para receber alertas da Defesa Civil. É permitido cadastrar mais de um CEP.

Os alertas serão produzidos e enviados pelo Cenad, em parceria com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios, assim que forem identificadas situações de riscos que possam acarretar desastres naturais. A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto.

Os alertas foram testados durante seis meses em 25 cidades de Santa Catarina e Paraná, atendendo a mais de meio milhão de usuários de telefonia móvel. Em fevereiro, o Distrito Federal, o Mato Grosso e o Tocantins também passam a receber os avisos. A expectativa é que até março de 2018 todos os estados brasileiros estejam contemplados.

Comunicação Corpo de Bombeiros Militar de Goiás

Mostrar mais

Posts relacionados

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker