Educação estadual começa a matricular novatos nesta segunda

0
531

Começa na segunda-feira (12), e vai até dia 31, o período de matrícula para novos alunos nas escolas da rede estadual para o ano letivo de 2012. O pedido da vaga pode ser feito pelo telefone: 0800.940.0878 ou pela internet, no endereço: www.matricula.go.gov.br. A central 0800 funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 20h e aos sábados, das 8 às 14h. Como a ligação é gratuita, ela pode ser feita de telefones públicos.

Segundo o superintendente de Acompanhamento de Programas Institucionais da Secretaria da Educação, Erick Jacques Pires, para solicitar matrícula no turno noturno, o estudante deverá ter a idade mínima de 14 anos. Todos os alunos com menos de 18 anos, interessados em estudar à noite, devem comprovar vínculo empregatício. A expectativa é matricular 80 mil novos alunos.

 

Para fazer a inscrição, o interessado, ao ligar ou acessar o site da matrícula, deve fornecer o nome completo do estudante, nome completo da mãe ou responsável, data de nascimento, o curso, ano e turno em que o aluno pretende estudar. Deve fornecer, também, um telefone para contato. Para ingressar na rede estadual, o aluno deve ter no mínimo 6 anos de idade ou a completar até o dia 31 março de 2012.

 

Após o período de matrícula, os responsáveis pelos novos alunos e aqueles com mais de 18 anos terão que fazer a confirmação da vaga de 10 a 13 de janeiro. É nessa fase que é feita a alocação dos alunos em cada uma das unidades da rede, de acordo com a preferência dos estudantes ou por critérios que levam em conta, entre outras situações, a proximidade de sua residência.

 

Depois de saber em qual escola está assegurada a vaga do estudante, os responsáveis devem proceder a efetivação da matrícula, pessoalmente, na unidade escolar. Para essa efetivação, devem ser apresentados os documentos originais e cópias do RG ou Certidão de Nascimento do aluno, comprovante de endereço e documento que comprove a escolaridade (boletim, declaração de transferência ou histórico escolar). Caso o aluno ou seus responsáveis não façam a efetivação da matrícula, o aluno perderá a vaga e o cadastro será automaticamente excluído.

fonte: portal730