Como gastar menos tinta da impressora e economizar dinheiro

0
136

Uma impressora tradicional da HP (Foto: Divulgação)As impressoras vêm se tornando cada mais acessíveis, mas isto não significa que imprimir arquivos em casa seja algo barato. Os preços dos cartuchos e da reposição de tinta são os principais responsáveis por encarecer as impressões caseiras. Para ajudar no orçamento, o TechTudo preparou um lista com as melhores dicas para economizar na tinta.
Antes de começar a discutir esta questão, é importante lembrar que os seus cartuchos usados nunca devem ser jogados no lixo. Boa parte das lojas oficiais e representantes autorizados estão dispostos a recebê-los para que sejam reaproveitados, muitas vezes devolvendo uma pequena quantia em dinheiro ou garantindo um abatimento no preço da próxima compra.

Sempre use o modo econômico
Praticamente todos os programas têm a opção de imprimir no modo econômico, criada, como o próprio nome sugere, para poupar tinta. Se o documento for de uso pessoal, é válido imprimi-lo desta forma. O resultado é um texto um pouco mais claro do que seria ao realizar o processo no modo “normal”.

Imprima apenas o essencial
Imprima somente aquilo que precisa. Se o documento é grande, escolha com cuidado as páginas que contém as informações que procura. Há programas, como aqueles do pacote Office, que permitem que visualizar previamente a impressão, uma ferramenta essencial para evitar desperdícios.
Imprimir páginas direto da web também não é o ideal. Os sites costumam vir com links, banners e informações que podem ser retiradas em editores de texto. Sempre copie e cole o conteúdo textual em um editor de textos antes de imprimir.

Esgote o cartucho
Quando a impressora indica que a tinta está acabando, não significa que seja necessário trocar o cartucho imediatamente. Quando ela parar de funcionar, é possível retirar o cartucho e sacudi-lo horizontalmente. Desta maneira, o restante da tinta será melhor distribuído, possibilitando que ele funcione por um pouco mais de tempo.
Outra dica é importante é a de nunca desligar a impressora enquanto ela estiver tentando imprimir algo. A ação pode ter uma série de consequências negativas, como vazamentos de tinta e até o entupimento do cartucho.

Mantenha sua impressora ligada
Esta é uma dica que só vale  para quem usa muito o aparelho. Mantê-lo em standby acaba consumindo energia desnecessariamente, mas, o que muitos não sabem, é que toda impressora gasta um pouco de tinta (inclusive para verificar suas reservas) assim que é acionada. Desta forma, vale mais a pena deixá-la sempre ligada, caso vá fazer várias impressões ao longo do dia.

Use sempre o modo preto e branco
A não ser que você precise imprimir uma página com cores, verifique sempre que o modo de impressão preto e branca está ativado. Não é raro que as máquinas usem os tons primários na hora de preencher o preto de sua imagem. Desta maneira, é importante garantir que seu computador usará apenas um cartucho de tinta.
Agora não é mais necessário ter medo de imprimir documentos em casa. Basta seguir estas pequenas dicas. Você terá um aumento significativo na duração dos seus cartuchos de tinta.

 

Fonte: TechTudo