Comerciante ensina a preparar o tradicional ‘Caldo de mocotó’

0
905

Ingrediente principal é o pé de boi, que passa por um processo de desossa. Caldo de galinha, açafrão e cheiro verde também são usados na receita.O comerciante César Guimarães, proprietário de um bar em Jataí, no sudoeste de Goiás, ensina a preparar a receita que é carro-chefe do estabelecimento: o “Caldo de mocotó”. O ingrediente principal é o pé de boi e, segundo ele, o item tem um sabor inconfundível.

O comerciante já trabalha na cidade há 27 anos e afirma que o caldo é muito procurado pela clientela. “Já é um prato tradicional na cidade”, ressalta.
Guimarães destaca que a receita é uma boa opção para festas de família, reunião entre amigos e também para os dias mais frios. “O caldo ajuda a aquecer”, diz.

Ingredientes:
– 2 pés bovinos limpos
– Sal a gosto
– Tempero completo a gosto
– Pimenta do reino a gosto
– 1 colher de sopa de açafrão
– 1 colher de caldo de galinha em pó
– Amido de milho
– Cheiro verde

Modo de preparo:
Os pés de boi cortados e limpos devem ser cozidos por 40 minutos na panela de pressão. Depois de esfriar, é feito o processo de desossa. Com a carne retirada dos ossos, começa o processo para temperar. É só acrescentar a água, o sal a gosto, o caldo de galinha, tempero completo, a pimenta do reino e o açafrão. Depois de fervido, acrescente o amido de milho, previamente dissolvido em água, para engrossar o caldo.

Antes de servir, acrescente o cheiro verde.  A quantidade de temperos e amido de milho pode variar de acordo com o gosto de cada um.

 

Fonte: G1