Cerca de 23% dos usuários de computadores com antivírus ativo estão infectados

0
118

Quase 23% (22.97%) dos usuários residenciais de computadores com antivírus atualizado estão infectados, assim como 33.28% das máquinas que não têm esse tipo de solução instalada. Os dados são de um estudo realizado pela empresa de segurança Panda, que também registrou que menos de 40% (37.45%) dos usuários de computador têm software antivírus atualizado e ativo.

Segundo a pesquisa, a praga virtual mais presente em residências e empresas é o adware, que utiliza spam para se propagar. Os trojans, ou cavalos-de-tróia, ocupam a segunda posição. Já os rootkits, programas usados por criminosos virtuais para esconder códigos maliciosos, estão em terceiro lugar. Quase 72% das companhias com mais de 100 computadores possuem algum tipo de código malicioso ativo em sua rede.

As informações foram obtidas entre os meses de maio e julho de 2007. Durante este período, foram analisadas mais de 1,2 mil empresas que contavam com soluções de segurança instaladas, tanto da Panda quanto de outros fabricantes.