DestaquesTecnologia e Internet

Após pouco mais de 3 anos, 3D Touch poderá ser descontinuado pela apple

3D Touch poderá ser descontinuado pela apple: Junto com os iPhones 6S, a Apple implementou uma nova tecnologia de tela chamada 3D Touch, conhecida também pelo mercado como Force Touch. Pouco mais de três anos após a chegada desta novidade, a empresa de Cupertino deve aposentá-la com a chegada dos próximos iPhone, prevista para setembro.

O vai e vem sobre o suposto fim do 3D Touch não é novo, e começou quando o analista Ming-Chi Ku lançou suas previsões a respeito dos próximos lançamentos da Apple, há alguns meses. Segundo o especialista, a Apple estaria abrindo mão do recurso no modelo de 6,1 polegadas de tela que trará painel LCD, diferente de outras duas variantes que devem vir equipadas com OLED.

Para tornar o suposto iPhone X “de entrada” com custo/benefício atraente a tecnologia seria descartada e mantida com exclusividade nos demais modelos. Agora, contudo, outro analista, Blayne Curtis, da Barclay’s, aposta que a Apple deve descartar o uso do 3D Touch em toda série que está por vir. O analista visitou a linha de produção da empresa de Cupertino na Ásia recentemente e, segundo ele, os modelos de 5,8 e 6,5 polegadas com OLED virão sem o recurso.

3D Touch perdeu força

Sabemos que muito do êxito de recursos do iPhone vem das próprias fabricantes Android, que repercutem algumas de suas características em seus aparelhos. O notch é um belo exemplo disto, uma vez que centenas de fabricante embarcaram na “tendência” visual da Apple e contribuíram para tornar toda a cadeia de produção mais viável e o entalhe mais popular. No caso do 3D Touch, contudo, o mesmo não aconteceu.

A Apple está sozinha no mercado com essa tecnologia que sequer pegou entre seus próprios usuários. Raríssimos jogos usam o 3D Touch e até mesmo alguns aplicativos da própria Apple tiram proveito da função. A Huawei foi uma das poucas marcas que fez sua versão Force Touch para o  Mate S e o  Huawei P9, por exemplo. O Google adicionou atalhos rápidos sobre ícones do Android Oreo que, por sua vez, não requer nenhuma pressão extra com os dedos para funcionarem.

De fato, a Apple foi pioneira com a tecnologia que era tratada como uma espécie de evolução das telas touchscreen.  O próprio iOS 12 beta 10, lançado ontem, retirou do botão de “limpar todas as notificações” a ação de limpeza mediante pressão, o que já é um forte indício da saída do 3D Touch do sistema.

via AndroidPit

Mostrar mais

Posts relacionados

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker