Marcos Vinícios

A importância da língua na sociedade atual

A sociedade é formada por comunicação, logo é formada por linguagens, formas de se comunicar, vários meios de transmitir informação. Por exemplo:
A sociedade trabalha com fatos. Esses fatos são relatados a partir de uma linguagem específica chamada linguagem jornalística, ou simplesmente linguagem informativa. Essa linguagem é apenas um tipo de linguagem existente.
A língua é um sistema de signos orais e gráficos que compõem um código que serve os indivíduos em suas necessidades de comunicação. A língua, como veículo da comunicação, pode apresentar várias modalidades. Essa é a definição científica de língua. Mas antes disso, língua é um fator social. Ou seja, a língua é um fator que modifica, move e produz a sociedade.
A sociedade é feita de cultura. A cultura produz sociedade, assim como a língua. Cultura é todo fazer humano que pode ser transmitido de geração a geração. A língua é, portanto, um elemento da cultura de um povo. Formamos as pessoas, e consequentemente, somos formados por língua. Tomamos como exemplo a teoria da influência do meio de Rousseau, que pode ser explicada através da língua, ou da linguagem.
Rousseau afirmou que o ser humano é bom por natureza, a sociedade é que o corrompe. Se a sociedade tem esse poder, ele só pode ser exercido através da língua e da linguagem. No caso da teoria de Rousseau, a influência que a sociedade exerce sobre o ser humano é realizada não só com a língua, embora principalmente, mas também com a linguagem. Linguagem verbal, linguagem não-verbal, linguagem visual… Enfim, a influencia é exercida de várias maneiras.
A língua tem poder sobre toda a sociedade, pois nenhuma sociedade sobrevive sem comunicação. Propaganda, interação interpessoal, levando em consideração que o ser humano é, por natureza, um ser social. A informação e até a própria sobrevivência do homem dependem da comunicação, que é realizada através da língua. A língua tem formação psicológica, antropológica, sociológica, como já foi dito, e também científica, por meio da lingüística, ciência instaurada por Ferdinand de Saussure.
Portanto a língua é o meio de locomoção, formação, e desenvolvimento da sociedade, aliada a outros fatores como produção, economia, etc. Vivemos num mundo globalizado, o mundo do desenvolvimento. Se o desenvolvimento depende diretamente da língua, será que chegaríamos ao nível de desenvolvimento onde nos encontramos: a ciência a cada evoluindo mais, a sociedade entendendo suas necessidades e procurando saná-las, tudo isso seria possível sem a existência da língua? Não. Pois há um fator que forma a sociedade: o homem. E há um elo entre o homem e seu habitat, algo que liga os homens: a língua.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker